Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jubilado

O pensamento não se reforma.

As nossas crenças.

08.11.18

As emoções são forças inconscientes que nos motivam a agir. São espontâneas e por isso escapam ao nosso controlo. São um comboio desgovernado. As pessoas que nos rodeiam podem, ou não, entendê-las. Os sentimentos são as nossas próprias interpretações dessas mesmas emoções. Se somos conscientes daquilo que sentimos também somos cientes das nossas decisões e condutas.

Estamos rodeados de pessoas, de estímulos e de informação, mas os comportamentos que copiamos, das acções que observamos, fazem parte do nosso próprio modelo de conduta. Os preconceitos que assimilamos também foram reproduzidos por outros que tiveram os mesmos professores e amigos. Todos fomos educados para ser obedientes e obrigados a cumprir regras mesmo que isso vá contra os nossos princípios morais e, talvez por isso, os grupos predominantes exercem a sua influência sobre a conformada maioria. A capacidade individual de pensar é formada pelas experiências e interacções sociais que vivemos. Só compreendemos o que descobrimos por nós mesmos. Não tenho ilusões, somos nós que criamos e escolhemos as nossas crenças.

Ao reflectir sobre a vida, e sobre a realidade da morte, compreendo cada vez melhor todos aqueles ultrapassam e superaram o seu próprio desespero.

 

light.gif